Causas da Ejaculação Precoce

A Ejaculação Precoce ou Prematura é um dos problemas sexuais mais freqüentes nos homens e nos casais, sendo responsável por 40% das queixas encontradas em consultório de terapeutas sexuais.
Do ponto de vista do funcionamento físico, a ejaculação se faz em dois estágios. No primeiro há a expulsão efetiva do líquido seminal (sêmen) dos órgãos acessórios de reprodução – próstata, vesícula seminal e canal ejaculatório – para a uretra. No segundo estágio, há a progressão desse líquido por toda a extensão da uretra até o meato uretral, que é o orifício na cabeça do pênis por onde sai também a urina. Acompanha-se desse processo fisiológico uma sensação subjetiva de profundo prazer conhecida como orgasmo.
Não existe um tempo definido para que a ejaculação seja considerada precoce. Pode-se dizer que ela ocorre quando há uma percepção, tanto do homem quanto de sua parceira, de que a ejaculação foi mais rápida que o esperado, de que não houve controle da ejaculação de forma que o ato sexual não foi satisfatório.
Pode ser comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência. Porém, quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se, aí sim, um problema crônico e um Transtorno Sexual.
Às vezes o pênis nem chega a enrijecer, somente o movimento de aproximação e o toque do lençol já determina a ejaculação. Noutras, o homem mantém a ereção por alguns minutos, começa a penetrar, mas logo ejacula, ficando insatisfeito e deixando a parceira “na mão”.
Sentimentos de culpa e ansiedade se tornam uma constante. Dificuldades maiores podem vir em seqüência, como a disfunção erétil (impotência) e a perda de intimidade no casal.Causas
Raramente há um problema médico que explique a EJACULAÇÃO PRECOCE tais como a prostatite aguda ou a esclerose múltipla. Na verdade, não existe uma única causa, mas vários fatores associados que levam à ejaculação precoce. Estes fatores podem ser:

Causas da Ejaculação Precoce

1-)aumento anormal de sensibilidade da glande peniana;
2-)ansiedade frente ao desempenho sexual;
3-)inexperiência sexual;
4-)primeira experiência com parceira que tenha estimulado um coito rápido;
5-)culpa ou sentimentos negativos em relação à parceira.Transtornos Associados
Como outras Disfunções Sexuais, a Ejaculação Precoce pode criar tensão em um relacionamento. Alguns homens solteiros hesitam em procurar novas parceiras por medo do embaraço causado pelo transtorno, o que pode contribuir para o isolamento social.
A maioria dos homens jovens aprende a protelar o orgasmo com a experiência sexual e aumento da idade, mas alguns continuam ejaculando precocemente e podem buscar auxílio para o transtorno.
Alguns homens são capazes de retardar a ejaculação em um relacionamento a longo prazo, mas experimentam uma recorrência da Ejaculação Precoce quando com um novo parceiro.
Tipicamente, a ejaculação precoce é encontrada em homens jovens e está presente desde suas primeiras tentativas de intercurso. Quando o início ocorre após um período de um funcionamento sexual adequado, o contexto comumente envolve uma redução da freqüência da atividade sexual, intensa ansiedade quanto ao desempenho com uma nova parceira ou perda do controle ejaculatório relacionada à dificuldade em obter ou manter ereções.
Alguns homens que cessaram o uso regular de álcool podem desenvolver ejaculação precoce porque se basearam no hábito de consumir álcool para adiar o orgasmo, ao invés de aprenderem estratégias comportamentais

Deixe um comentário